Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Avante P'lo Benfica

Uma visão apaixonada do Sport Lisboa e Benfica e de tudo o que o rodeia, sem descurar dos seus princípios e da sua história.

Um virar de página

por Rui, em 02.07.15

ag.jpg

Jorge Jesus e restante equipa técnica, Maxi Pereira, Artur Moraes e Airton (lembram-se?) terminaram contrato no último dia 30 de junho e começa um novo Benfica. Começa um Benfica de aparente contenção, com mais atenção às camadas jovens - também por força do novo treinador - e ao mercado interno. Um Benfica que actualmente conta com 37 jogadores na sua equipa principal, mas que está longe de ter o plantel fechado, quer para entradas quer para saídas.


Guarda-redes: Júlio César, Paulo Lopes e Éderson;
Defesas: Luisão, Lisandro Lopez, Sílvio, Jardel, André Almeida, César, Nélson Semedo, Marçal, Eliseu e Lindelof;
Médios: Cristante, Talisca, João Teixeira, Guzzo, Salvio, Carcela, Taarabt, Ola John, Pizzi, Murillo, Samaris, Mukhtar, Rúben Amorim, Fejsa, Nuno Santos, Djuricic, Gonçalo Guedes e Gaitán;
Avançados: Derley, Nélson Oliveira, Lima, Jonas, Rui Fonte e Jonathan Rodríguez;


Nem todos os 37 jogadores da lista acima se apresentaram já ao trabalho. Gaitán chega ao final do dia de hoje depois de ter tido problemas com o transporte e Eliseu, Pizzi, Ola John, Jonathan Rodríguez, Murillo, Samaris, Mukhtar, R. Amorim, Fejsa, Lindelof, Nuno Santos, Djuricic e Gonçalo Guedes chegarão nos próximos dias. 11 destes 13 jogadores tiveram compromissos com as selecções depois do final dos jogos do Benfica 14/15 e portanto tiveram férias mais tarde. Rúben Amorim e Ola John não. Curiosamente, dois jogadores que foram apontados pela comunicação social como candidatos à saída. Mas de momento nada passa de especulação... Por outro lado, Guzzo abdicou das férias (tardias) que tinha depois do Mundial sub-20 para se juntar já ao plantel principal. Uma atitude de louvar. Nota-se que quer agarrar um lugar na equipa principal. Fiquei, contudo, com uma dúvida na cabeça: poderá ressentir-se da falta de férias a meio da temporada? Esperemos que não.


Ainda falta muito para o fecho do mercado, mas noto que apesar da contratação de dez jogadores - Pelé, Diego Lopes, Francisco Vera, Léo Natel, Taarabt, Murillo, Dálcio, Marçal, Carcela e Éderson, dos quais apenas os cinco que estão a negrito estão com a equipa principal - ainda não se fez um reforço substancial do plantel em áreas mais carenciadas, tais como a posição de lateral esquerdo ou lateral direito. Algo a pensar e a tratar com urgência para que os reforços cheguem atempadamente e se possam ambientar e não tenhamos de começar a época a desenrascar. Por exemplo, em 2013/14 contratou-se Siqueira, jogador mais que suficiente para defesa esquerdo no Benfica, mas chegou só no último dia de mercado e tivemos de aguentar com Bruno Cortez, e até na época passada o nosso melhor marcador Jonas só começou a jogar regularmente a partir de Outubro, fruto da sua chegada tardia. E os outros cinco jogadores? Dizia-se que Pelé poderia fazer a pré-época com a equipa principal, mas a BTV não deu conta dele nem para hoje nem para os próximos dias. Não se sabe o que será feito de Diego Lopes, diz-se por aí que poderá ser vendido. Dálcio deverá ser emprestado ao Belenenses de acordo com os últimos rumores. Francisco Vera será para a equipa B. Léo Natel (desconhecido, mas já calçava nas camadas jovens do Benfica pelo menos na última época) para a equipa de juniores apesar de ter um contrato profissional, poderá portanto jogar na equipa B a qualquer momento.

O plantel, na sua generalidade, parece-me bom e o novo treinador parece-me competente o suficiente para nos levar novamente a conquistas. Contudo, da mesma forma que não está fechado a entradas, também não está fechado a saídas. Não acredito que aconteçam mais entradas nesta altura, a não ser para as posições que referi anteriormente, mas acredito que algumas saídas possam levar a entradas para as posições correspondentes. Especula-se muito sobre o futuro de Gaitán. Caso saia, acho que se deve procurar um extremo de valor já provado para poder assumir a titularidade imediatamente. Não vejo ninguém no actual plantel com arcaboiço para substituir o melhor jogador da nossa equipa, para pegar de estaca e assumir um papel preponderante no que a equipa é capaz de fazer, não negando a qualidade das novas contratações Taarabt e Carcela.


Para resumir, penso que estamos no bom caminho mas que ainda há lacunas que já podiam ter sido tratadas e não o foram, e devem ser o mais depressa possível para podermos começar a preparação da nova temporada com tranquilidade e concentração total. Rui Vitória diz que a pré-época é, dada a relativa calmaria que se vive por não haver nada em disputa, uma oportunidade de ouro para incutir aos jogadores novas ideias e processos. Deve, portanto, ser aproveitada nesse sentido e para isso é necessário que o plantel fique fechado, quer a entradas ou a saídas, o mais depressa possível.

Força Benfica!

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Tags

mais tags

Links

  •